Ciclo de Conferências Horizontes de Futuro: Pensamento Disruptivo e a Nova Ordem Mundial
O Ciclo de Conferências Horizontes de Futuro regressa no próximo dia 29 de janeiro, com uma nova edição dedicada ao tema “Pensamento Disruptivo e a Nova Ordem Mundial”, que terá lugar no Anfiteatro 5 da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
A iniciativa é promovida pelo Centro Nacional de Inovação Jurídica (CNIJ), com o apoio da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e do Município de Bragança, afirmando-se como um espaço privilegiado de reflexão e debate sobre os grandes desafios do mundo contemporâneo.
Num contexto internacional marcado por profundas transformações, o debate pretende promover uma análise crítica e plural das dinâmicas geopolíticas, económicas, tecnológicas e sociais, bem como da emergência de novos centros de poder e da redefinição dos modelos tradicionais de governação. Estas mudanças colocam desafios significativos às instituições, ao Direito e às políticas públicas, tornando essencial a criação de fóruns qualificados de pensamento estratégico e interdisciplinar.
O painel contará com as intervenções de Adolfo Mesquita Nunes, Francisco Paupério, Eduardo Vera-Cruz Pinto e Joana Zagury, reunindo perspetivas diversas sobre a nova ordem global em construção. A moderação estará a cargo de Hélder de Sousa Semedo, Coordenador Adjunto do Centro Nacional de Inovação Jurídica.
A entrada é livre, sendo o evento aberto a estudantes, académicos, profissionais e a todos os interessados em compreender e debater os rumos do futuro global.
